top of page
Calázio.jpg

Calázio

retornar.png

Como funciona a cirurgia do Calázio? Como é a Recuperação? 
A cirurgia do calázio é realizada para remover o nódulo das pálpebras. O oftalmologista cirurgião faz pequenas incisões (cortes) por dentro da pálpebra e remove a lesão.
 
Antes de mais nada, é preciso dizer que como o corte é feito na parte de dentro da pálpebra, a cirurgia não deixa nenhuma cicatriz aparente.

Mas, antes de falarmos mais sobre a cirurgia do calázio, vamos entender melhor o que é um calázio, sintomas e porque ele se forma.


O que é Calázio?
O calázio é uma lesão inflamatória que atinge as pálpebras. Essa lesão se parece com um nódulo (uma bolinha) que cresce na parte de dentro das pálpebras.

O nódulo se forma a partir de uma sustância lipídica produzida pelas glândulas de Meibômio.

Em outras palavras, essas glândulas, que ficam nas pálpebras, produzem um sebo chamado meibum. Essa substância, por sua vez, é fundamental para a saúde do filme lacrimal, pois impede que a água da lágrima evapore rápido demais.

Geralmente, o calázio é consequência da obstrução das glândulas de Meibômio. Dessa maneira, há uma reação inflamatória nas pálpebras que resulta na formação do nódulo.


Quais os sintomas?
O sinal mais importante do calázio é o surgimento de uma bolinha na parte interior das pálpebras. A região fica vermelha, mais quente, inchada e sensível.

Algumas pessoas podem sentir bastante dor no nódulo.


Como é o tratamento?
Primordialmente, o tratamento do calázio é clínico. Isso quer dizer que a cirurgia para remover o nódulo é o último recurso usado pelo oftalmologista.

Na maioria dos casos, o calázio desaparece em questão de dias ou de semanas.

Entretanto, algumas pessoas podem não responder ao tratamento clínico. O nódulo se torna uma lesão crônica. Com isso, a cirurgia para remover o calázio se torna necessária.


Qual anestesia é usada?
O paciente recebe uma sedação leve para adormecer somente durante a cirurgia. O oftalmologista também usa anestesia local aplicada na forma de colírio.

Uma vez que o paciente recebe essa sedação leve, se torna imprescindível ir acompanhado no dia da cirurgia ou usar outro meio de transporte, como carros de aplicativos.


Onde a cirurgia é feita?
A remoção do calázio precisa ser feita em um centro cirúrgico. Atualmente, além dos hospitais, algumas clínicas oftalmológicas contam com essa estrutura.

Quanto tempo demora?
Geralmente, a duração é de 20 a 30 minutos, desde que não haja complicações ou outros problemas durante a cirurgia.

Como o médico remove o calázio?
Após a anestesia fazer efeito, o médico faz o corte na pálpebra pela parte de dentro e retira o nódulo, ou seja, o calázio.

O oftalmologista coloca um curativo no olho operado e envia o nódulo para uma análise anatomopatológica para documentação da lesão. Em outras palavras, o material removido do olho do paciente vai para um laboratório que irá confirmar que se tratar de uma lesão benigna.


O paciente fica internado?
Não há necessidade de internação. Mas, após a cirurgia, o paciente é colocado em observação por de cerca de 2 horas. No mesmo dia, o paciente deve remover o curativo, cerca de 6 horas depois da cirurgia.

Como fica a aparência das pálpebras depois da cirurgia?
A área ao redor do olho operado costuma ficar inchada e com hematomas. Além disso, o olho apresenta secreções nos 2 dias após a remoção do calázio.

O inchaço piora na manhã seguinte a cirurgia, mas costuma diminuir na primeira semana.

Além da aparência das pálpebras, a visão também vai se tornar um pouco mais embaçada devido ao uso de colírios e pomadas para prevenir infecções e inflamação no pós-operatório.

Assim, a recuperação total da cirurgia leva cerca de 15 dias.


Quais as principais recomendações depois da cirurgia do Calázio?

      Lentes de contato
      Para quem usa lentes de contato, a recomendação é esperar de 3 a 4 dias para retomar          o uso. Nesse período, o ideal é usar óculos. As lentes aumentam o risco de infecção.

      Maquiagem
      A recomendação é esperar de 5 dias para usar maquiagem na região dos olhos. Já os              corretivos podem ser usados desde o primeiro dia para disfarçar os hematomas.
      
      Lavar os cabelos
      Como o inchaço pode afetar o fechamento das pálpebras, o xampu pode cair nos olhos        e causar irritação. Além disso, a temperatura da água precisa ser amena para prevenir o          risco de sangramento nas primeiras 48 horas.



O repouso nos dois primeiros dias é muito importante. Trata-se de um repouso relativo, ou seja, é preciso desacelerar um pouco.

Na primeira semana, é possível retomar atividades como trabalhar, estudar, fazer serviços leves em casa.

Agora, esportes como corrida, boxe, lutas e atividades aquáticas ficam proibidas até a alta médica.

Por fim, assim que o paciente se sentir seguro, pode voltar a guiar automóveis. A restrição de dirigir está relacionada ao embaçamento visual causado pelas pomadas e colírios usados nos primeiros dias após a cirurgia.

Av. João César de Oliveira, 1548 - Eldorado, Contagem                                 Central de Atendimento 031-3391-3370 / 3391-3112

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Google+ Icon
bottom of page