top of page

Catarata
O que é Catarata: Sintomas, Causas, Tipos e Tratamento
A cirurgia de catarata é um procedimento rápido e simples e reverte até casos mais graves de cegueira causados pela opacidade da lente natural do olho.
A catarata ocorre quando o cristalino, lente natural dos olhos, fica opaco. O principal sintoma é a visão embaçada, que lentamente vai ficando restrita a vultos e pode chegar à cegueira total. O único tratamento é a cirurgia de catarata, indicação que muitas vezes pode assustar.
Você está nessa situação? Calma, abaixo explicamos como se trata de um procedimento simples, especialmente se for feito por profissionais capacitados e seguindo todos os cuidados. Lembrando que somente um médico será capaz de dizer o que é aplicável a cada caso específico.
Do diagnóstico à indicação de cirurgia de catarata
O cristalino é normalmente uma lente clara e transparente. Com a opacidade causada pela catarata, não há a passagem de luz necessária para a formação das imagens. Por isso, quem é diagnosticado com a doença tem dificuldade de enxergar com nitidez.
Apesar de envolver os olhos que parecem frágeis, a cirurgia de catarata indicada para corrigir esse problema é bem simples. Basicamente, envolve substituir o cristalino prejudicado por uma lente artificial que desempenha a mesma função da lente natural e é capaz até de reverter quadros graves de cegueira causados pela doença.
Quem faz o diagnóstico e todos os preparativos para a cirurgia de catarata é o oftalmologista. Por isso, se você ou alguém que conhece estiver com sintomas da doença, a dica é procurar esse especialista. Quanto mais precoce o diagnóstico, mais simples e rápida será a cirurgia.
Na sala de cirurgia
O primeiro passo da cirurgia é remover o cristalino danificado. Para isso, o cirurgião utiliza uma espécie de caneta fina e delicada e conta com a ajuda de microscópio para enxergar o local. Em seguida, retira e aspira fragmentos da catarata no olho com um equipamento específico. Esse processo é chamado de facoemulsificação.
Removida a catarata, é momento de colocar a lente intraocular, ou seja, dentro do olho. Todo o processo dura em torno de vinte minutos e não causa dores. O paciente recebe anestesia local com uso de colírios e sedação leve que pode ser aplicada na veia ou diretamente no olho operado. Também não são dados pontos, porque a incisão realizada é tão pequena que o próprio organismo faz a cicatrização.
A cirurgia de catarata é considerada de baixo risco. Poucos casos levam a complicações graves. Quando acontecem é, geralmente, devido a descuidos com a higienização do local, do profissional e até mesmo dos equipamentos. Por isso, é importante procurar um local de referência para realizar o procedimento.
Pós-operatório
Geralmente não é necessária internação ou repouso depois de realizar a cirurgia de catarata, tampouco o uso de tampão nos olhos. O paciente retorna no mesmo dia para casa e já conseguindo enxergar novamente com nitidez (o efeito é imediato). As recomendações gerais são não pegar peso, nem mergulhar em piscina ou mar por pelo menos um mês.
A lente intraocular que é inserida no lugar da lente natural removida durante a cirurgia raramente é rejeitada pelo organismo. E ainda pode ajudar a corrigir o grau dos óculos, oferecendo mais qualidade de vida ao paciente.
Como é feita a cirurgia de catarata?
Na cirurgia de catarata, o cristalino, lente natural do olho, é removida e substituída por uma lente artificial que pode também corrigir outros problemas de visão. É uma cirurgia que dura entre 1 e 2 horas, com anestesia local feita por colírios e anestésicos.
Quantos tipos de lente para catarata existem?
As lentes intraoculares (LIO), utilizadas nas cirurgias de catarata são definidas pelo médico oftalmologista de acordo com cada caso. São pelo menos 5 e podem ser nacionais ou importadas, multifocais ou monofocais, o importante é que a escolha seja feita baseada nos exames e necessidades de cada paciente.
Esse procedimento é necessário porque, na maior parte dos casos, o cristalino fica opaco devido ao envelhecimento, o que vai tornando a visão embaçada até a cegueira total.
A cirurgia de catarata pode ser realizada nos 2 olhos ao mesmo tempo?
Não, deve haver um intervalo de geralmente 30 dias pelo menos entre um olho e outro. O Oftalmologista orienta cada caso de acordo com sua avaliação clínica.
Qual o tempo de recuperação da cirurgia de catarata?O tempo de recuperação da cirurgia de catarata varia de caso para caso e é necessário ficar afastado do trabalho durante alguns dias e a maioria das pessoas já consegue voltar às suas atividades diárias após uma semana. De 30 a 45 dias após o procedimento, os pacientes costumam estar bem recuperados da cirurgia.
Qual o tempo de recuperação da cirurgia de catarata?O tempo de recuperação da cirurgia de catarata varia de caso para caso e é necessário ficar afastado do trabalho durante alguns dias e a maioria das pessoas já consegue voltar às suas atividades diárias após uma semana. De 30 a 45 dias após o procedimento, os pacientes costumam estar bem recuperados da cirurgia.
bottom of page