top of page

Check-up de Glaucoma
Exames de Glaucoma
O checkup regular de glaucoma é o exame mais completo para diagnosticar e iniciar o tratamento da condição ocular.
Para que serve o exame de pressão ocular?
O exame, responsável pelo diagnóstico do glaucoma, serve para o oftalmologista acompanhar como a condição ocular está evoluindo e assim, indicar o melhor tratamento para controlar os seus sintomas e efeitos na saúde ocular.
Esse é um dos exames mais indicados para os pacientes acima dos 40 anos, faixa-etária em que a incidência do glaucoma é mais elevada. É importante que o checkup seja feito anualmente a partir dessa idade e, caso a pessoa se encontre em algum grupo de risco, sugere-se que seja feito todos os anos ao completar 35 anos de idade.
Como é feito o checkup da pressão ocular?
O checkup de glaucoma é feito por meio de alguns exames: medida de pressão ocular (tonometria), a oftalmoscopia – que analisa toda a estrutura interna do globo ocular e testes mais específicos como a perimetria (onde o oftalmologista analisa o campo visual de forma computadorizada), a gonioscopia (para avaliar o ângulo da câmara interior dos olhos) e a tomografia de nervo óptico (que analisa a anatomia dos olhos).
Exames que poderão ser realizados na clínica:
-
Tonometria: Medida da pressão intraocular;
-
Oftalmoscopia: visualização do fundo de olho priorizando o nervo óptico;
-
Gonioscopia: avaliação do ângulo onde a íris e a córnea se encontram no interior do olho, mostrando se o glaucoma é de um ângulo aberto ou fechado;
-
Campimetria computadorizada: Avaliação do campo visual;
-
Paquimetria ultrassônica: medida da espessura da córnea;
-
Teste de sobrecarga hídrica: Medida da pressão intraocular em intervalos após a ingestão de determinada quantidade de água.
bottom of page