top of page
Fotocoagulação a Laser.jpeg

Fotocoagulação a Laser

retornar.png

O que é e para que serve a Fotocoagulação a Laser? 
Estamos falando de uma intervenção oftalmológica que visa reduzir a formação de vasos sanguíneos que aparecem em toda região retiniana. Na Fotocoagulação a Laser, mira-se o raio diretamente sobre as células do epitélio pigmentado da retina, gerando um efeito térmico no local. 

Isso resulta na desnaturação de proteínas, ocasionando a coagulação e, assim, novos tecidos de cicatrização.


É seguro? Causa dores ou desconfortos?
A Fotocoagulação a Laser leva poucos minutos para ser concluída, sendo raros os casos em que o paciente sente dor ou desconfortos, pois, na maioria das vezes, é utilizado o colírio anestésico.

O procedimento, de maneira geral, é seguro e indolor, podendo ser feito com aplicações específicas em vasos sanguíneos (a fotocoagulação focal) ou a retina completa (panfotocoagulação retiniana). 


Qual a principal finalidade da Fotocoagulação a Laser?
Ela trata e impede o avanço da formação de vasos sanguíneos anormais e doenças vasculares nos olhos, como glaucoma e retinopatia diabética, além de quadros de descolamento da retina devido a traumas, distúrbios diabetes.

As pequenas cicatrizes após a aplicação do laser na retina, colaboram para mantê-la no fundo do olho evitando desta forma seu descolamento, que causa prejuízos enormes à visão de qualquer pessoa.

Quais cuidados o paciente deve ter?
O procedimento da Fotocoagulação a Laser não necessita que o paciente esteja em jejum, sendo necessária apenas a presença de um acompanhante antes e após o procedimento, já que existirá dificuldade para enxergar durante algum tempo. E, devido a essa alteração, o paciente não deve dirigir durante algumas semanas.

Acontece que, antes do procedimento, é necessário dilatar a pupila para garantir o efeito desejado do laser. Vale lembrar que dúvidas específicas devem ser discutidas com o profissional dias antes.


Existe algum risco? 
A Fotocoagulação a Laser não possui riscos e também não exige repouso, a menos que seja recomendado pelo médico oftalmologista responsável. Ainda assim, os possíveis efeitos, que podem incomodar o paciente, são:
 

  • Defeitos no campo visual;

  • Dificuldade para distinguir cores;

  • Turvação visual transitória; 

  • Visão noturna prejudicada;

  • Opacificação da Córnea;

  • Hemorragia vítrea;

  • Efusão coroidal;

  • Edema Macular.


E após o procedimento? O que fazer?
O seu dever principal, como paciente, é o de ouvir as orientações do oftalmologista! Se, por exemplo, for solicitado repouso, ele acontece normalmente de 48 a 72 horas. Sendo ou não recomendado o devido descanso, o paciente deverá retornar para uma reavaliação para averiguar a efetividade do procedimento.

Av. João César de Oliveira, 1548 - Eldorado, Contagem                                 Central de Atendimento 031-3391-3370 / 3391-3112

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Google+ Icon
bottom of page