top of page

Pterígio
O que é Pterígio?
O Pterígio consiste no crescimento de uma membrana vascularizada sobre a conjuntiva que é responsável por proteger o globo ocular. Esta membrana cresce em direção à córnea e forma um triângulo. Por lembrar uma asa, a doença recebe o nome de Pterígio – no grego, asa se chama pteron.
A doença é dividida em diferentes tipos : Nos estágios mais iniciais o Pterígio causa apenas desconforto, nos estágios mais avançados pode desencadear sérios problemas de visão ao indivíduo. Adultos jovens e idosos são os mais afetados, contudo o Pterígio pode aparecer em qualquer idade (sendo raro na infância).
Pincipais causas do Pterígio
O surgimento do Pterígio é muito comum em adultos jovens entre 20 e 40 anos. Aparece junto a conjuntiva e, conforme os anos vão passando, pode continuar a crescer invadindo a superfície da córnea.
A principal causa do Pterígio é a exposição constante aos raios UVA e UVB, por isso a doença é mais comum em países tropicais e ensolarados. Indivíduos que trabalham sob o sol e ficam expostos a uma grande quantidade de raios solares precisam utilizar óculos de proteção, além de chapéus e bonés no intuito de evitar o surgimento e progressão da doença.
Mas os raios solares não são os únicos causadores do Pterígio. Em alguns casos, o surgimento da doença é influenciado por fatores genéticos e familiares.
A areia, poeira, fumaça e produtos químicos também podem acarretar episódios de inflamação do pterígio.
Tratamento
Para seu tratamento, o ideal é sempre consultar um oftalmologista. Em pterígios pequenos e que não apresentam sintomas, não há necessidade de intervenção. Se há uma piora dos sintomas ou inflamação, ele pode ser tratado com compressas frias, colírios lubrificantes, uso ocasional de colírios vasoconstritores ou com curtos períodos de colírios anti-inflamatórios.
Se a lesão causa desconforto persistente ou interfere na visão, ele pode ser removido cirurgicamente. A indicação cirúrgica é decidida em conjunto, entre o paciente e oftalmologista, levando em conta a aparência, tamanho e intensidade do incômodo causado.
Prevenção
Não são conhecidas medidas preventivas contra o pterígio, mas alguns cuidados podem retardar o aparecimento e evolução da doença. É importante evitar a exposição excessiva ao sol e qualquer fonte de irradiação.
Sempre que possível, deve-se usar óculos escuros, que devem ser escolhidos levando em conta o modelo com tamanho e coloração adequados para proteger toda a área dos olhos e lentes com proteção UVA e UVB.
bottom of page